OJMJ promove atividades no Dia Internacional da Mulher

Nos dias 09 e 10 de março, o Orfanato Jesus Maria José promoveu uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. As atividades tiveram início na tarde da última sexta-feira, com a presença da psicóloga Cinthia Kelly Matos do CRAS Triângulo. Ao todo, cerca de 40 mulheres participaram de uma roda de conversa sobre violência contra a mulher, conduzida pela psicóloga de maneira didática e acessível. O momento foi marcado pela participação ativa da maioria das mulheres, que puderam relatar suas experiências e receber orientações de como proceder em situações de violência. Dra. Cinthia ressaltou a importância de que haja uma abordagem desses assuntos também para os homens, a fim de promover uma conscientização sobre estas questões. Dona Marta Eugênia, mãe de duas crianças assistidas pelo Orfanato, opinou sobre a importância de haver respeito dos homens para com as mulheres. "O homem tem que lembrar que saiu de uma mulher para respeitar as outras.", diz.

ACOLHIMENTO E AUTOCUIDADO

A programação aconteceu também no sábado pela manhã, com a presença da terapeutas holísticas Iria Maria e Célia Rodrigues, do Espaço Holístico Gaia. Segundo Iria Maria, a terapia holística consiste na compreensão de que um corpo também é mente e espírito. Célia, que também é comunicadora e engajada na causa feminista, explicou ainda que essas terapias não são ligadas a uma religião, embora tenham um embasamento espiritual. Para ela, o importante é que o paciente acredite naquele procedimento e se permita receber os benefícios. Ao final da meditação, todos cantaram mantras relaxantes e trocaram afetoS. Houve ainda sorteio de brindes.

PARCERIAS

A programação do Dia Internacional da Mulher foi possível graças ao comprometimento das empresas Griff do Bolo Confeitaria (Avenida Pe. Cícero, 870, bairro São Miguel - Crato) e Escola de Confeitaria Nádia Borges (Rua São Paulo, 2000A - Juazeiro do Norte). A meditação foi proporcionada gratuitamente pelo Espaço Holístico Gaia (Rua da Conceição, 1005, bairro São Miguel - Juazeiro do Norte).