OJMJ realiza programação alusiva à campanha

O mês é dedicado à prevenção ao suicídio e conta com ações em todo o país

A última segunda-feira, 24, contou com uma programação diferente no Orfanato Jesus Maria José (OJMJ). Em alusão à campanha "Setembro Amarelo", que prevê ações de prevenção ao suicídio, a instituição contou com apresentações, palestras e discussões sobre o tema. A programação, organizada pelos professores do Sesc Juazeiro do Norte, foi mediada pelas psicólogas Amanda Costa e Mirian Andrade, que são voluntárias no OJMJ. Amanda destacou a importância de se romper o silêncio e falar sobre o suicídio. "As pessoas evitam falar (sobre o suicídio) porque remete à tristeza, mas é preciso falar.", diz a psicóloga. 

A turma do coral, coordenada pela professora Isabel Grangeiro, emocionou a todos ao cantar músicas sobre a importância da valorização da vida. Os alunos fizeram ainda uma intervenção, no decorrer da apresentação musical, expondo dados sobre o suicídio no Brasil.

O professor de atividades circenses, Ivan Pinheiro, conduziu uma apresentação artística de seus alunos, na qual eles seguravam papéis riscados com nomes de sentimentos (considerados positivos e negativos) e se misturavam entre si. Ivan ressaltou que a escolha das palavras foi livre e cada um dos alunos falou sobre o que aqueles sentimentos significam para eles.

A turma de Artes Visuais, do professor Luiz Fernando, apresentou desenhos, pinturas e frases relacionadas à campanha “Setembro Amarelo”. Meninos e meninas explicaram a intenção de seus trabalhos, reforçando a importância das amizades na missão de ajudar quem está com pensamentos suicidas.

SUICÍDIO NO BRASIL

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre o ano de 2007 e 2016, 106.374 mortes por suicídio foram registradas no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta de reduzir em 10% os casos de mortes por suicídio até 2020.
O Centro de Valorização a Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de maneira gratuita, através do número 188 ou do site https://www.cvv.org.br/ , que dispõe de ferramentas como um chat. Essa assistência prestada pelo CVV ocorre 24 horas, todos os dias.